Minha foto
Cidade fundada a partir de um seringal de nome Foz do Muru, no início do século XX. Em 1907 passou a ser vila. Anos depois, 24 de Abril de 1913, foi elevada à categoria de cidade. Até 1943 o município se chamou SEABRA, quando então recebeu o nome TARAUACÁ, palavra indígena que quer dizer "rio dos paus ou das tronqueiras". O abacaxi gigante que a região produz, de até 15 kg, juntamente com as inúmeras tarauacaenses que venceram o concurso Miss Acre, Tarauacá ficou conhecida como “Terra da mulher bonita e do abacaxi grande”.

OBJETIVO

“Todo o passado é uma etapa para o presente e de que todo o presente é uma etapa preparatória para o futuro.” 
Hans Jonas



O objetivo do espaço é divulgar textos, documentos, livros, imagens, histórias, fatos, etc. que contribuam e, ao mesmo tempo, resgatem a memória histórico-sentimental do povo tarauacaense. São 100 anos de emancipação política. Porém, a história vai mais longe ainda, aos centenários povos indígenas que habitavam a região, e, consequentemente, aos primeiros desbravadores. 

Por isso, este espaço quer somar forças com todos, no intuito de reunir as pequenas e indispensáveis peças que formam o mosaico da história de Tarauacá até os dias hodiernos. E, concomitatemente, quer ser um instrumento de conscientização político-educacional da necessidade de se preservar essa história, inclusive com estruturas físicas (uma casa de memória ou museu já seria um bom começo), que pouco a pouco se apaga. Entrar para a história é não esquecer a memória, ensinou certa acreana.

O espaço é dedicado a cada um daqueles, de ontem e de hoje, que ajudaram Tarauacá a chegar a seu centenário. 

Faça parte dessa história! Colabore conosco neste espaço! 

 

Nenhum comentário:

Seguidores