Minha foto
Cidade fundada a partir de um seringal de nome Foz do Muru, no início do século XX. Em 1907 passou a ser vila. Anos depois, 24 de Abril de 1913, foi elevada à categoria de cidade. Até 1943 o município se chamou SEABRA, quando então recebeu o nome TARAUACÁ, palavra indígena que quer dizer "rio dos paus ou das tronqueiras". O abacaxi gigante que a região produz, de até 15 kg, juntamente com as inúmeras tarauacaenses que venceram o concurso Miss Acre, Tarauacá ficou conhecida como “Terra da mulher bonita e do abacaxi grande”.

SÍMBOLOS

O Prefeito Ennio Aires no uso de suas atribuições, com aprovação da Câmara Municipal de Tarauacá sancionou a lei nº. 134 de 19 de outubro de 1977.

Na promulgação da lei, na seção IV Art. 19, afirma que o Brasão foi concebido originariamente por D. Maria Deolinda de Macedo Sá. Há que se corrigir (pelo menos moralmente) para D. Núbia Wanderley da Silva, que foi a pessoa que realmente fez o desenho do brasão, ficando até 03h00min da manhã do dia seguinte trabalhando, tendo sua irmã Júlia Wanderley como sua grande colaboradora para pintar o brasão. 

O Brasão foi desenhado pela professora Núbia Wanderley, a pedido do próprio Prefeito, quando da sua gestão, história que foi confirmada por filho Ennio Aires Filho. Este ainda confirmou que seu pai mandou confeccionar 5 bandeiras do município; Uma presenteou a um amigo residente em Plácido de Castro, outras 3 foram enviadas para a Câmara Municipal, Fórum, e Polícia Militar, respectivamente.

Bandeira de Tarauacá

Brasão de Tarauacá


No Brasão, acima da faixa com o nome e data de fundação da cidade, há um indígena, habitante originário da região, e um seringueiro, símbolo dos primeiros desbravadores “brancos” a galgar essas terras. Ambos constituem inicialmente os principais elementos povoadores e constituidores da população. No centro, estão representados, em traçados brancos, os dois principais rios: o Tarauacá, e seu afluente, o Muru; logo acima se encontra uma árvore, por razões históricas, provavelmente uma seringueira (hevea brasiliensis), apesar do desenho está mais para uma Samaúma, sob uma estrela vermelha, igual à que há na Bandeira do Acre; tudo isso encimado por uma coroa, formada por cinco torres de castelos, talvez simbolizando a fortaleza e os grandes ideais.


* Texto produzido a partir de informações do Blog Tarauacá Notícias, de R. Palazzo.

Nenhum comentário:

Seguidores